Ensino Fundamental II

Criatividade, espírito de iniciativa, capacidade de liderança e perseverança são fatores determinantes da realização pessoal. Estimulá-los desde a infância é preparar o estudante para enfrentar um mundo que se transforma em ritmo acelerado.

O Colégio Grajaú preocupa-se em despertar em seus alunos o senso crítico e espírito questionador, como fundamentos de uma atitude autônoma, colaborativa e responsável.

Ao longo do Ensino Fundamental II, os desafios vão se tornando mais complexos nos diferentes componentes curriculares e, visando o aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes, ressignificamos as aprendizagens das séries iniciais.

Compreendendo que estão em uma faixa etária que corresponde à transição entre infância e adolescência, que é marcada por intensas mudanças decorrentes de transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais, também fortalecemos a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.

Nossas aulas promovem a colaboração, tendo em vista que nesse período de vida, ampliam-se os vínculos sociais e os laços afetivos, intensificando as relações dos estudantes, bem como a capacidade de raciocínios mais abstratos, tornando-os mais capazes de ver e avaliar os fatos pelo ponto de vista do outro.

Em decorrência do avanço das tecnologias de informação e comunicação, e do crescente acesso a elas, trazemos para nossa prática pedagógica a reflexão, envolvendo nossos jovens diretamente em novas formas de interação e de atuação social em rede, incorporando as novas linguagens e seus modos de funcionamento, para uma participação mais consciente na cultura digital.