Educação Infantil

Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da Educação Infantil e de seus profissionais. No Colégio Grajaú, definimos a criança como sujeito que interage, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.

Nossa proposta é garantir o suporte necessário para que os alunos tenham condições de aprender e se desenvolver de acordo com os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil.

Para isso, estimulamos a convivência em grupos diversos, utilizando conhecimentos interdisciplinares para ampliar a consciência de si e do outro, respeitando e conhecendo diferentes culturas e personalidades. Sabemos que o brincar estimula o cognitivo e as emoções, auxilia na união entre a turma e desperta criatividade. Por isso, essa é uma prática muito valorizada por aqui. Crianças felizes estudam melhor e têm mais curiosidade para desenvolverem suas competências integrais.

Nas nossas atividades, temos o hábito de instigar o aluno para a exploração do seu próprio ser e dar voz a ele. Aqui, as crianças experimentam gestos, sons, texturas, cores, formas, palavras, sentimentos, histórias e objetos, ampliando seus saberes e expressando sua opinião sobre tudo que foi vivenciado. Antes de ler ou escrever, nossos alunos experimentam o mundo de forma lúdica e encaram a alfabetização como consequência natural do processo de desenvolvimento e não apenas como uma obrigação do crescer.